Apresentação

Quais aplicativos, produtos e serviços voltados à prática da cidadania são desenvolvidos e disponibilizados no contexto brasileiro? Como podem auxiliar o indivíduo e a comunidade, mudar a qualidade de vida, o país e a cidade?  

Cidadania em rede é um projeto acadêmico que compreende levantamento, estudo e análise de aplicativos, produtos e serviços para plataformas digitais voltados ao social e à melhoria da qualidade de vida na cidade e à prática do indivíduo como agente de ações de cidadania. Incluídas no escopo da pesquisa estão plataformas de colaboração, cocriação e redes sociais voltadas ao cidadão e à cidade. A pesquisa tem por foco plataformas para usuários de internet e de dispositivos móveis.

A pesquisa se dá a partir de referências de diversas disciplinas, mas é entendida como focada no humano, nos sentidos e em aspectos sociais (KRIPPENDORFF: 2006). Considera a experiência do usuário em plataformas digitais, a partir de aspectos que integram uso em funcionalidade, informação, colaboração e engajamento; entre outros. Essa abordagem permitiu a realização de estudos dos diversos aplicativos e serviços de procedências diferentes, por exemplo. O modelo de análise (e interpretação) contempla, portanto, sensorialidade, percepção, cognição (e interpretação) humana; impactos na cultura e, principalmente, na sociedade.

Os principais desafios tecnológicos enfrentados dizem respeito aos materiais e métodos necessários para garantir uma coleta e sistematização adequada de dados. A configuração de uma base de dados para servir de referência para outras pesquisas foi fundamental. Digno de nota é que a pesquisa (2013 - 2016), conta com uma base de dados que inclui imagens (screenshots) de aplicativos e sistemas que podem ter sido atualizados ou que não existem mais.