LabVisual
English version

O ensino e os métodos de pesquisa da História do Design no Brasil

Palavras-chave: História do Design no Brasil, Ensino do Design, Pesquisa em Design
Início: 2015

Resumo

Projeto de pesquisa em andamento. Estudos sobre a história, a didática, a configuração de disciplinas e os métodos aplicados no ensino da História do Design no Brasil nos âmbitos da pós-graduação e da graduação. Com o crescimento desse ensino nos últimos anos no país, e a constatação do aumento da pesquisa em História do Design no Brasil em apresentação de trabalhos em Congressos e publicações, pretende-se identificar o estado da arte dessa docência abrangendo o ensino da pesquisa específica da História do Design no Brasil. Para tanto o estudo pretende recuperar a trajetória desse ensino desde suas origens até o quadro atual no Brasil, abordando aspectos didáticos, metodológicos, bibliográficos e de conteúdo empregados nas disciplinas de graduação e pós-graduação.  Assim a pesquisa pretende contribuir para o debate que foi estabelecido sobre o ensino e a pesquisa da História do Design no Brasil e o aperfeiçoamento de sua prática docente.

 

 

 

Publicações relacionadas:

 

BRAGA, Marcos da Costa. Pioneering disciplines of History of Design in Brazil: the place of graphic design. In: Souto, V. T.; Spinillo, C. G.; Portugal, C.; Fadel, L. M. (Eds). Selected Readings of the 7th Information Design International Conference. Brasília: Sociedade Brasileira de Design da Informação, 2016. P.97 – 107. ISBN: 978-85-89879-11-8.

 

FERREIRA, Eduardo Camillo K.; BRAGA, Marcos da Costa ; "I Seminário de Ensino de Desenho Industrial de 1964/1965: o primeiro debate entre instituições". In: Revista Estudos em Design, v. 24, n. 03. Rio de Janeiro: Estudos em Design, 2016. p.1 – 15. ISSN 1983-196X

 

 

Pesquisadores

Marcos da Costa Braga (Responsável)