LabVisual
English version

Memória (tipo)gráfica paulistana: uma análise da linguagem visual dos anúncios de escravos no jornal Correio Paulistano na segunda metade do século XIX

Autor: Beatriz Isabelly da Cruz Almeida

Palavras-chave: história de São Paulo, negros, escravidão, anúncios de jornais

Orientador: Priscila Lena Farias

Órgão financiador: CNPq

Início: 2020 | Fim: 2022

Resumo

Esta pesquisa analisou os anúncios de escravos publicados no Correio Paulistano, um jornal impresso pela Typographia Imparcial de Joaquim Roberto de Azevedo Marques, entre 1854 e 1866. Através da análise das famílias tipográficas, clichês, imagens e vocabulário utilizados nestes anúncios, buscou-se uma interpretação da visão racial de uma São Paulo provinciana e imperial. Os anúncios relacionados a escravos eram uma ocorrência muito frequente durante a 2ª metade do século XIX. Eles já apareciam nas primeiras edições de O Farol Paulistano, o primeiro jornal impresso em São Paulo, em 1827. Seu conteúdo variava entre aluguel, venda e compra de escravos, até relatos de escravos fugidos e procura de amas de leite. Assim, essa pesquisa teve por objetivo catalogar e analisar esses anúncios, buscando entender tendências e características peculiares deste aspecto da linguagem gráfica adotada pela imprensa paulistana durante o final da cultura escravocrata.

O artigo ‘Anúncios de negros escravizados nas páginas do jornal “Correio Paulistano” em 1854', apresentado no 10º Congresso Internacional de Design da Informação (CIDI 2021), publicado em seus anais e premiado como melhor trabalho de Iniciação Científica, traz alguns resultados desta pesquisa.


Download da tese:
https://doi.org/10.5151/cidicongic2021-163-354963-congic-teoria.pdf