LabVisual
English version

[concluído] Memória Gráfica Paulistana: desenvolvimento de base de dados sobre os primórdios da impressão com tipos móveis na cidade de São Paulo

Palavras-chave: tipografia, cultura da impressão, cultura visual
Início: 2014 | Fim: 2018

Resumo

Esta iniciativa está relacionada ao projeto de pesquisa “Memória Gráfica Paulistana: a tipografia em São Paulo no século XIX e início do século XX”, apoiado pelo CNPq com PQ Nível 2. O objeto de estudo é a prática da impressão com tipos móveis e os caracteres tipográficos disponíveis para a diagramação e impressão na cidade de São Paulo entre o século XIX e o início do século XX. O principal resultado esperado é o desenvolvimento de nova versão para o site ‘Tipografia Paulistana’, através do qual a base de dados será disponibilizada ao público.

O principal desafio a ser enfrentado por este projeto é o de aprimorar os processos de coleta, tratamento e disponibilização de dados referentes a pesquisa sobre aspectos históricos da linguagem visual, em particular o registro, organização e o acesso de dados sobre impressão com tipos móveis. A solução dada a este problema deve apontar caminhos para a otimização de processos de organização e visualização de dados relacionados a técnicas de mapeamento de dados históricos georreferenciados, e de visualização de ‘repertórios’ ou coleções de tipos de impressores do passado, que interessarão a outros pesquisadores que lidam com história da tipografia e temas similares.


http://labvisual.fau.usp.br/tipografiapaulistana/

Órgão financiador

CNPq (Edital Universal)

Pesquisadores

Catherine Dixon (UAL/CSM, UK)
Daniela Kutschat Hanns
Deu Rim Choi
Heloísa Barbosa de Oliveira
Isabella Ribeiro Aragão (UFPE)
Leandro Manuel Reis Velloso
Marcella Monaco Jyo
Olivia Lapa Cavallari
Paola Ramos Fernandes
Priscila Lena Farias (Responsável)
Roberta Akegawa Cunha