LabVisual
English version

[concluído] Aprimoramento da experiência de usuário e intervenções de aperfeiçoamento na visualização de big data da Sala de Apoio à Gestão Estratégica do Ministério da Saúde (SAGE Infovis)

Palavras-chave: UX, design de interface, design da informação, saúde
Início: 2020 | Fim: 2021

Resumo

O projeto tem como objetivo aprimorar a Experiência de Usuário (UX) do gestor de saúde pública, por meio do estudo do processo de tomada de decisão e consequentes melhorias na visualização de informações, atualmente disponibilizadas na Sala de Apoio à Gestão Estratégica (SAGE) do Ministério da Saúde. Desta forma, o projeto apoia as atividades da Coordenação da Gestão Estratégica da Informação do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS, no Ministério da Saúde (CGGIE/DEMAS – MS), responsável pela SAGE.
 
O público-alvo dos estudos são gestores de saúde, executivos do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios, a CGGIE/DEMAS – MS. A perspectiva de cada um desses atores resulta em objetivos específicos do projeto, que se imbricam e se completam nos resultados do projeto. A perspectiva do gestor de saúde é atendida pelos objetivos específicos de experiência de usuário (UX) enquanto a perspectiva da SAGE e seus designers é atendida pelos objetivos de visualização de informações (Infovis).
 
O projeto de pesquisa é realizado mediante Carta Acordo entre a OPAS/OMS e a FUSP e coordenado pela Profa. Dra. Lucia Vilela Leite Filgueiras, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais. A execução do projeto é feita por docentes e pesquisadores da Universidade de São Paulo, vinculados à Poli (Escola Politécnica), à FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), à FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) e à EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades). A coordenação da linha de Design e Prototipação das Visualizações (SAGE Infovis) é feita pelo Prof. Dr. Leandro Manuel Reis Velloso.

Órgão financiador

Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS)

Pesquisadores

Leandro Manuel Reis Velloso
Lucia Vilela Leite Filgueiras (EP USP) (Responsável)