LabVisual
English version

[concluído] Estudos sobre cultura do design visual iberoamericana no século 20: convergências, contrastes e conflitos entre modernismos e tradições locais

Palavras-chave: História do design, Memória gráfica, Cultura visual, Design gráfico
Início: 2019 | Fim: 2021

Resumo

Durante o século 20, o design se tornou um campo complexo, responsável pelo que o historiador do design Victor Margolin definiu como a configuração do mundo artificial. O estabelecimento de culturas de design --ou de conjuntos compartilhados de referências, significados e valores relacionados ao design-- passou por diferentes estágios em diferentes partes do mundo, afetando a percepção das idéias modernistas e das tradições locais. Este projeto de pesquisa visa a realização de uma série de investigações exploratórias sobre vários aspectos do design visual --um campo de atuação responsável pela configuração de elementos relevantes da cultura visual, material e impressa, como sistemas de identidade visual e sinalização, livros, revistas e tipografia. Através de uma série de estudos de caso, esperamos lançar luz sobre as relações entre modernismos e tradições locais que moldaram as culturas ibero-americanas do design visual, e que influenciaram e ainda influenciam o mundo do design.

Projeto realizado em rede de pesquisa internacional, envolvendo pesquisadores da USP, Universitat de Barcelona (UB), Universidad de Buenos Aires (UBA), Universidad Complutense de Madrid (UCM) e Universidad Nacional Autonoma de Mexico (UNAM)


https://sites.google.com/usp.br/ivdc

Órgão financiador

UIU - Unión Iberoamericana de Universidades

Pesquisadores

Marcos da Costa Braga
Paulo Eduardo Moretto
Priscila Lena Farias (Responsável)